Estamos em fase de mudança. As tecnologias, as operações, as relações interpessoais e o mercado de trabalho vêm mudando e precisamos entender toda essa dinâmica para não ficar para trás. As novas relações entre o trabalhador, os colegas e o chefe estão mudando, principalmente pelo ambiente de trabalho.

Hoje muitas empresas usam o trabalho flexível, e uma das formas de flexibilização é trabalhar em casa, chamado Home Office. No Brasil, 12 milhões de pessoas trabalham em casa, pelo ao menos um dia da semana.

Se esta nova forma de trabalhar já faz parte da sua realidade, ou se você está se preparando para isso, nós iremos te ajudar a escolher a cadeira de escritório ideal para você se sentir confortável em seu novo ambiente de trabalho.

A cadeira é a peça chave do escritório em casa, ter uma boa postura é fundamental para se chegar ao fim do dia, render melhor e produzir mais.

Tipos de cadeiras

Existem diversos estilos de cadeiras de escritório. Mais confortáveis, elas possuem altura regulável, braços de apoio e até função relax, que permite esticar o corpo sem precisar se levantar, aumentando a sensação de conforto em períodos em que espreguiçar se faz necessário.

Este tipo normalmente recebe nomes como “diretor” e “presidente”, o nome é menos importante quanto o principal detalhe: quanto mais alto o encosto, melhor. Principalmente se você for uma pessoa mais alta, evite cadeiras com encosto baixo que sustentem apenas a lombar.

Evite, também, cadeiras sem apoio para os braços. Ter esta sustentação permitirá a você uma postura ainda mais perfeita na hora de digitar e ajudará a prevenir lesões por esforço repetitivo.

Funções das cadeiras

Algumas cadeiras possuem recursos extra como apoio para a cabeça, mas a maioria delas traz recursos simples como rodízios (rodinhas), que facilitam o deslocamento por ambientes e regulagem de altura à gás.

Em muitas cadeiras existe a chamada função relax. Normalmente posicionada na alavanca de regulagem de altura, essa trava possibilita que, com jogando o peso do corpo levemente para trás, você relaxe e estique a coluna sem precisar se levantar.

 Atenção às proporções

É muito importante manter uma postura durante as horas sentadas trabalhando, por isso ajustar a altura e o ângulo das costas da cadeira ajuda muito.

Sente-se o mais perto possível da sua mesa, com os braços paralelos à sua coluna e suas mãos descansadas dobre a mesa. Suas pernas devem manter-se com os joelhos dobrados a 90 graus. Você, provavelmente, não vai conseguir ficar o tempo todo assim, mas lembre-se sempre de se ajeitar.

Se você achar necessário, um apoio para os pés pode ajudar bastante. Ele ajuda a reduzir a pressão sob os seus pés e diminuirá o desconforto no fim do dia.

Por fim, é importante lembrar que, diversas vezes por dia, é preciso se levantar, dar uma volta e fazer alguns exercícios básicos.